Quedas e Acidentes com Idosos
O curso de Cuidador de Idosos da Fundamenthal leva este assunto muito a sério.
Como um Cuidador de Idosos é imprescindível saber os passos a serem tomados para prevenir quedas e acidentes com idosos. Cair nesta fase da vida pode ter consequências graves, como fraturas ósseas, períodos longos de internação, além de promover medo, ansiedade e depressão.
Em 25 anos, o Brasil dobrará a taxa de idosos, alcançando 20% da população, algo em torno de 41 milhões de pessoas na terceira idade.
Este crescimento segue uma tendência mundial de aumento de pessoas idosas, já que hoje a expectativa de vida é maior, temos mais informações sobre vida saudável e mais tratamentos contra doenças. Desta forma, não podemos mais ignorar a importância desta parcela da população e precisamos nos preparar para cuidarmos dos idosos com dedicação, empatia e conhecimento sobre suas condições.
Preparamos um infográfico prático com dicas importantes na prevenção de quedas e acidentes com idosos para cada cômodo da casa.
Clique aqui e adquira o seu Infográfico!
Não podemos esquecer das caminhadas ao ar livre, já que os dados sobre as quedas fora de casa são alarmantes.
- Aproximadamente 1/3 dos idosos caem pelo menos uma vez por ano fora de casa.
- Quase 50% das quedas estão relacionadas com caminhadas ao ar livre.
- 60% das quedas acontecem em superfícies duras como concreto, asfalto, telhas, mármore e pedras.
Normalmente ocorrem em praças, calçadas, parques, estacionamentos e garagens mal sinalizadas e despreparadas para o idoso. Para evitarmos acidentes e quedas ao ar livre, devemos ficar atentos ao caminho feito, evitando locais escorregadios, desníveis, buracos e obstáculos para proporcionar caminhadas e passeios seguros, já que este tipo de entretenimento é importante para os idosos já que oferece bem-estar e promove hábitos saudáveis.
Dicas do nosso Curso Cuidador de Idosos para atividades de prevenção:
- Esteja atento aos medicamentos e efeitos colaterais e não deixe de fazer exames de vista anualmente, já que este é um ponto importante na prevenção de quedas
- Promover um estilo de vida saudável e ativo já que com a musculatura fortalecida e o equilíbrio treinado são excelentes ações de prevenção de acidentes
- Garantir o uso de calçado adequado
- Fazer adaptações na casa
- Incentivar o uso de dispositivos de assistência como bengalas ou andadores se for o caso
- Converse com ele sobre as quedas e como evita-las, mostrando nosso infográfico e outros materiais de apoio.
Se você já é um Cuidador ou gostaria de ser, conheça nosso Cursos de Cuidador de Idosos e prepare-se para esta profissão que não para de crescer!
Clique aqui e fale agora com a nossa equipe pelo WhatsApp sobre valores promocionais e próximas datas.
Gostaram dessas informações? A opinião de vocês é determinante para que possamos criar conteúdos relevantes sempre! Curta, comente e compartilhe 🙂
Até o próximo post!