Tel: (11) 5084-6354 ou 3804-2780 - contato@fundamenthalcursos.com.br

Sopa de Aspargos

3 jul 2017

Sopa de Aspargos

O inverno chegou, é tempo de SOPA!

 

 

Tradicionalmente servida como entrada quente ou fria, as sopas ao longo dos anos passaram por diversas reformulações. Podem ser servidas como aperitivo ou até mesmo como prato principal dependendo da ocasião.

Sopa, caldo, creme, não importa o que seja, aqui no Brasil é nossa primeira opção de refeição em se tratando de inverno. Quem já não foi ao mercado especificamente para comprar mandioquinha, cenoura e batata para fazer uma sopa, ainda mais quando as temperaturas estão baixas.

Tudo é permitido em se tratando de sopas, peixes, frutos do mar, carne bovina, frango, creme de leite, caldo, água, cogumelos…são tantos ingredientes que eu passaria o dia todo aqui descrevendo-os para vocês.

Ainda que as sopas sejam relativamente fáceis de serem feitas, é necessário seguirmos alguns cuidados para termos um prato saboroso e acolhedor. Seguem as dicas:

 

1 – Utilize sempre ingredientes frescos, a alma da sopa é o caldo, e quando o ingrediente não é fresco, não conseguimos extrair tudo aquilo que eles tem de melhor.

2 – Se for fazer um creme, de preferência para usar creme de leite fresco. Ele deixa o creme mais leve e o teor de gordura fica bem equilibrado .

3 – Ao fazer um caldo, use de preferência água ou caldo FRIO. Queremos sugar tudo aquilo que os legumes ou carnes tem de melhor, se utilizarmos água quente, ele acelera o cozimento e acabamos não extraindo todo o sabor dos ingredientes que lá estão.

4 – Ao fazer uma sopa com carne, de um tratamento especial a ela, se necessário sele, e refogue. Assim conseguiremos manter a textura ideal delas.

5 – Não use panela de pressão. Ainda que seja mais prático, o cozimento acelerado faz com que a sopa não fique saborosa

6 – Em hipótese alguma use caldo industrializado. Se usá-lo, ele vai acabar mascarando todos os sabores naturais que lá estão.

 

 

Para não passar e branco, segue abaixo uma receita deliciosa de Creme de Aspargos.

 

 

 

 

Creme de Aspargos

 

Ingredientes Quantidades Medidas
Aspargos frescos 12 Unidades
Cebola picada 80 Gramas
Alho picado 2 Dentes
Manteiga 40 Gramas
Água fria filtrada 500 Mililitros
Creme de leite fresco 240 Mililitros
Azeite 20 Mililitros
Sal Quanto basta
Pimenta do reino Quanto basta

 

Modo de Preparo

 

  1. Com uma faca, corte as partes mais duras e brancas dos talos dos aspargos e despreze. Corte as pontas de dois aspargos e reserve para enfeitar a sopa. O restante dos talos fatie em rodelas médias.
  2. Leve uma panela ao fogo para aquecer. Junte a manteiga e, quando derreter, coloque o alho picado e frite. Quando ficar levemente dourado, adicione a cebola e deixe ficar transparente.
  3. Acrescente as rodelas de aspargos e deixe cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando.
  4. Junte a água, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por 8 minutos.
  5. Transfira para um liquidificador e bata a sopa até ficar bem lisa.
  6. Junte o creme de leite fresco à sopa, misture bem e deixe cozinhar por mais 1 minuto.

Retifique o sabor com com sal e pimenta-do-reino. Também acrescente um fio de azeite. Transfira para um prato de sopa ou tigela e decore com as pontas de aspargos reservadas.

2 Responses

    1. Fundamenthal

      Olá Cassiane, obrigado pelo seu contato.
      Temos uma promoção imperdível, para você, inclusive temos inscrições abertas para as seguintes turmas do curso de Culinária Trivial Fino 1:

      Quinta-feira das 19:00 às 22:00 – Início: 05/10 ou 19/10/17 ou 26/10/17.
      Sábado Manhã das 08:30 às 11:30 – Início: 07/10/17 ou 14/10/17 ou 21/10/17 ou 28/10/17.
      Domingo das 13:00 às 16:00 – Início: 08/10/17 ou 15/10/17 ou 22/10/17 ou 29/10/17.

      Entre em contato conosco e saiba mais…
      Muito obrigado.

Deixe um comentário

Voltar